quarta-feira, 10 de junho de 2009

Semiótica


É a ciência dos signos.
Uma linguagem que envolve ícones, símbolos e índices. Algo nascendo e em processo de crescimento não tendo uma definição cabal já que toda definição acabada morre e é fechada acabando a curiosidade que nos leva a fome de pesquisá-la.
A semiótica tem por objetivo examinar os modos de todo qualquer fenônemo como o de produção de significação e de sentido.
***em um trabalho de relação da Semiótica relacionado a Moda (onde quase nos matamos) aprendi um método de desenvolvimento de trabalho inspirado no sistema ERC de Roland Barthes.
“O desenvolvimento a partir de raízes estruturalistas foi evidente nos trabalhos de Roland Barthes (1915-1980). Ele foi um estruturalista e propagou o programa semiológico de Saussure. No quadro do paradigma estruturalista atingiu o clímax com o seu sistema da Moda (1967).
Abordando a cultura de massa Barthes analisou e encontrou a chave para as primeiras análises semióticas. Definiu o signo como um sistema constituído de E, uma expressão R em relação e C um conteúdo (ERC).
Tal sistema sígnico primário pode se tornar um elemento de um sistema sígnico mais amplo. Se a extensão é de conteúdo, o signo primário se torna a expressão de um sistema sígnico secundário. Neste caso, o signo primário é de semiótica denotativa, enquanto o signo secundário é de semiótica conotativa.” (tirado do blog http://jornalismoepoder.blogspot.com )
Se não entender logo de cara, faz que nem a gente, pega um papel e um caneta e tenta construir um mapa do texto, logo tu te encontra e nem acha que semiótica é um mundo sem pé nem cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário